É impossível desvencilhar saúde física, da saúde mental e está última não estará completa caso haja insatisfação no âmbito sexual. As disfunções sexuais levam a diminuição da auto-estima, depressão, insônia, ansiedade, nervosismo, dificuldade nos relacionamentos interpessoais e familiares com consequente queda na produtividade do trabalho e queda da imunidade. É importante aprendermos sobre a sexualidade, pois traz benefícios para a vida em todos os âmbitos.
Podemos falar de disfunções sexuais femininas, sendo elas: Inibição do desejo sexual; distúrbios da excitação; anorgasmia; vaginismo e dispareunia.
Cada uma dessas disfunções sexuais femininas possui características especificas que precisam ser avaliadas por um bom psicólogo, fisioterapeuta pélvica e ginecologista. Esse trabalho deve ser efetuado de modo multidisciplinar.
A Inibição do Desejo refere-se a famosa “frigidez”, ou seja, se têm a falta de desejo sexual.
Distúrbio da Excitação refere-se a ausência de lubrificação, digamos assim.
Já a Anorgasmia é a queixa mais comum entre as mulheres que significa a ausência de orgasmos.
O Vaginismo se é pouco falado e muitas vezes as mulheres se sentem como sendo as únicas a não conseguirem uma penetração.
Já a dispareunia refere-se a dor durante ou após a penetração.
É de extrema importância que caso perceba uma dessas características citadas acima, procure um profissional adequado para lhe atender.